|
| Autor |
Mensagem |
|
Guto
|
Assunto da Mensagem: Re: [Mamadeira] e Escorredor Enviado: Quarta Jul 08, 2009 6:14 am |
|
Registado: Quarta Jun 03, 2009 4:28 am Mensagens: 141 Localização: Guaratinguetá-SP
|
|
Ola amigos sou novo por aki adorei a experiencia com a macieira, muito parecida com as minhas.
tenho usado um substrato com terra, argila de cupinzeiro, pedrisco e esterco de vaca e tem dado muito certo.
maas ainda to na duvida para engrossar caule. ouvi dizer de certa tecnica de amarrar o tronco com arame, forçando assim a parte inferior a engrossar. funciona? tem de estar na mamadeira pra funcionar? apliquei em 4 a um mes e não vi resultados ainda.
outa plantei uma pitanga em uma pedra. isso em uma pedra. fiz um furo no meio da pedra e passei a muda por dentro a raiz ficou de lado e o tronco em cima. pergunta será que engrossa o tronco na parte suoerior da pedra fiz o projeto a um mes e meio essa semana sairam os prmeiros ramos em cima.
mais uma to a 4 anos com uma arvora "quebra pedra" todos falam que numca dara certo como bonsai será? eu acho q é o meu mais bonito kkkkkkkk
abraço zé
_________________ http://guto-bonsai.blogspot.com/ http://bonsai.forum.st
|
|
|
|
 |
|
jotta
|
Assunto da Mensagem: Re: [Mamadeira] e Escorredor Enviado: Sexta Fev 26, 2010 2:45 am |
|
 |
| Utilizador |
 |
Registado: Quinta Mar 06, 2008 1:08 am Mensagens: 47
|
|
ola a minha duvida poe se em relacao a terra do escorredor! posso usar a terra normal k e possivel comprar nos modelos e juntar akele cascalho k se usa nos akuarios? axam k e drenante o suficiente ou devo faze lo de outra maneira? isto poque nao tenho grande conhecimento em relacao aos solos obrigado
|
|
|
|
 |
|
kott@
|
Assunto da Mensagem: Re: [Mamadeira] e Escorredor Enviado: Sexta Fev 26, 2010 2:54 am |
|
 |
| Utilizador |
 |
Registado: Sexta Ago 21, 2009 11:21 pm Mensagens: 416 Localização: Santarém
|
jotta Escreveu: ol posso usar a terra normal k e possivel comprar nos modelos e juntar akele cascalho k se usa nos akuarios?
para o escorredor, e na proporção de 50% de cada, é uma boa solução, tenho usado em várias e com bons resultados.
|
|
|
|
 |
|
LUIS ALVES
|
Assunto da Mensagem: Re: [Mamadeira] e Escorredor Enviado: Sexta Fev 26, 2010 12:58 pm |
|
Registado: Sexta Nov 17, 2006 12:36 pm Mensagens: 211 Localização: Mozelos (fica a 20km do Porto)
|
|
boas
bem agora que o meu cantinho la em casa esta quase pronto, vou ter espaço para ter mais bonsai e fazer experiencias.
ja tinha lido este topico e tinha entendido mais ou menos.
basicamente e corrigam-me se tiver errado....
- meter o bonsai num escorredor ou algo do genero, com um solo bem drenante.... ex.: akadama
- por baixo um solo bem rico em nutrientes
e o bonsai vai-se desenvolvendo... certo ?
mas nao entendi... pelo que me da a entender é para acelarar o crescimento, mas e se em vez de usar-mos isso....
meter-mos o bonsai num vaso maior, vaso de treino.... com um bom solo e tal...
penso que poupamos tempo em relaçao a outra tecnica.... por assim dizer.
na outra tecnica regamos mais e fertelizamos mais ok.... mas as raizes vao ser lançadas e nao vao ter alimento logo... logo o bonsai nao vai começar logo a desenvolver a 100%. as raizes vao procurar alimento 1º
como eu disse imaginemos aquela macieira la mais atras.... num vaso sei la com uns 20L que ja é grandote..... com um solo rico em nutrientes, mas drenante.... se calhar desenvolvia-se mais rapido, nao ???
tenho uma serie de macieiras no frio... vou ver se com o cantinho pronto se faço essa experiencia...
nao digo que nao resulte, mas.... se calhar nao acelera de modo a compensar tanto assim.... digo eu.
_________________ FIQUEM BEM UM ABRAÇO
LA
|
|
|
|
 |
|
kott@
|
Assunto da Mensagem: Re: [Mamadeira] e Escorredor Enviado: Sexta Fev 26, 2010 4:40 pm |
|
 |
| Utilizador |
 |
|
|
Pois é Luis Alves ...diz você!!! Nesta arte, com em qualquer outra, é preciso ter mente aberta, estudar um pouco, experimentar tb é importante, desta forma podemos tirar as nossas próprias conclusões.
1 - As raízes num substrato bem areado e no escorredor ,nascem para todos os lados, algumas vão sair pelos furos laterais, outras pelos furos do fundo. 2- As que saem por baixo encontram o substrato da mamadeira, este deve ser drenante, mas rico em matéria e adubo organico, e desta forma vão desenvolver se bastante nele, acelerando assim o desenvolvimento da planta. 3- As raízes que vão pelos furos laterais do escorredor, secam ao serem expostas á luz, estimulando o aparecimento de novas raízes finas, que serão muito importantes, no futuro transplante para um vaso raso de bonsai, e permite nos trabalhar desde logo o nebari.
Como opção á técnica de escorredor/mamadeira, se tivermos espaço para isso, podemos plantar a arvore directamente no chão, no entanto torna um pouco mais complicado, a aplicação de outras técnicas, como poda,aramagem etc.
|
|
|
|
 |
|
jotta
|
Assunto da Mensagem: Re: [Mamadeira] e Escorredor Enviado: Sábado Fev 27, 2010 1:09 am |
|
 |
| Utilizador |
 |
Registado: Quinta Mar 06, 2008 1:08 am Mensagens: 47
|
obrigado kott@ vivendo e aprendendo 
|
|
|
|
 |
|
LUIS ALVES
|
Assunto da Mensagem: Re: [Mamadeira] e Escorredor Enviado: Segunda Mar 01, 2010 10:56 am |
|
Registado: Sexta Nov 17, 2006 12:36 pm Mensagens: 211 Localização: Mozelos (fica a 20km do Porto)
|
|
kott@ Escreveu: Pois é Luis Alves ...diz você!!! Nesta arte, com em qualquer outra, é preciso ter mente aberta, estudar um pouco, experimentar tb é importante, desta forma podemos tirar as nossas próprias conclusões.
1 - As raízes num substrato bem areado e no escorredor ,nascem para todos os lados, algumas vão sair pelos furos laterais, outras pelos furos do fundo. 2- As que saem por baixo encontram o substrato da mamadeira, este deve ser drenante, mas rico em matéria e adubo organico, e desta forma vão desenvolver se bastante nele, acelerando assim o desenvolvimento da planta. 3- As raízes que vão pelos furos laterais do escorredor, secam ao serem expostas á luz, estimulando o aparecimento de novas raízes finas, que serão muito importantes, no futuro transplante para um vaso raso de bonsai, e permite nos trabalhar desde logo o nebari.
Como opção á técnica de escorredor/mamadeira, se tivermos espaço para isso, podemos plantar a arvore directamente no chão, no entanto torna um pouco mais complicado, a aplicação de outras técnicas, como poda,aramagem etc. boas tudo bem amigo ? ja tinha entendido isso a minha duvida era se usa-se um solo drenante e ao mesmo tempo rico em nutrientes, digamos 2 em 1 .... logo de inicio. mas como disse e muito bem ha que ter mente aberta e aprender o maximo possivel :D em breve vou experimentar isso.... mas diga-me essa tecnica tambem funciona para sementes ??? é que se funcionar tenho varias de macieira se nao bem vou ter que esperar mais um pouco... abraço
_________________ FIQUEM BEM UM ABRAÇO
LA
|
|
|
|
 |
|
kott@
|
Assunto da Mensagem: Re: [Mamadeira] e Escorredor Enviado: Segunda Mar 01, 2010 7:10 pm |
|
 |
| Utilizador |
 |
|
|
Olá Luis Alves Por acaso reparou que no poste imediatamente antes do seu esta a resposta para a mistura que deve usar no escorredor ???? Quanto a sementes ...esta técnica não é indicada para as germinar, cada coisa no seu sítio né ? Experimente ler este tópico desde o 1º poste, axo que vai ficar com as suas dúvidas esclarecidas.
|
|
|
|
 |
|
|