Entrar    
    Bonsai Milenar

Registar FAQ    
Data/Hora: Segunda Set 06, 2010 4:23 pm

Os Horários são TMG [ Horário de Verão activo ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Os primeiros passos
MensagemEnviado: Sábado Fev 06, 2010 4:53 pm 
Utilizador
Utilizador

Registado: Quinta Jul 10, 2008 1:05 pm
Boas...
Recentemente deram-me este bonsai:

Imagem

Penso que seja um carmona pelo que vi na net...
Queria saber como cuido dele? Em termo de luz directo ou nao, regas, etc...

JA agora ele tem algumas raizes a mostra:

Imagem

O que faço quanto as raizes?

Cumprimentos...

Assunto da Mensagem: Re: Os primeiros passos
MensagemEnviado: Sábado Fev 06, 2010 9:06 pm 
Utilizador
Utilizador

Registado: Terça Jan 12, 2010 10:31 pm
Olá c3dr1c. Primeiro não quero ser alarmista, mas essa terra está muito seca. Por favor não deixes morrer esse espécime. Segundo, podes começar a pensar em mudar o solo, pois a terra que vem com as plantas nunca é das melhores. Boa sorte com essa pequenina.

MensagemEnviado: Sábado Fev 06, 2010 9:41 pm 
Utilizador
Utilizador

Entao e que solo devo usar?

A terra nao ta muito seca... Ela ate ta bastante humida... Na foto é que parece terra que nao ve agua a seculos :P

MensagemEnviado: Sábado Fev 06, 2010 10:09 pm 
Utilizador
Utilizador

A terra, podes usar a mistura universal para bonsai no entanto ele gosta muito de conteúdo orgânico, ou seja, turfa. As regas são frequentes , mas diminuidas nos meses de inverno. Gosta de temperaturas acima dos 15 graus. No verão pode estar junto de uma janela , mas sem sol directo. :cool: Penso que é tudo mas, esperemos que alguém deste forum tenha outras dicas mais esperientes que as minhas . :mrgreen:

MensagemEnviado: Sábado Fev 06, 2010 10:22 pm 
Utilizador
Utilizador

Thanks pelas dicas...
Encotrei este topico sobre a carmona:
viewtopic.php?f=77&t=4104&hilit=carmona

Mas mudo ja o solo ou espero por Abril/Maio para mudar? Acham que devo podar as raizes? Nao percebo nada disso...

Alguem me pode indicar algumas lojas online para comprar solo?

MensagemEnviado: Domingo Fev 07, 2010 12:37 am 
Utilizador
Utilizador

Registado: Sexta Ago 21, 2009 11:21 pm
c3dr1c Escreveu:
Thanks pelas dicas...
Encotrei este topico sobre a carmona:
viewtopic.php?f=77&t=4104&hilit=carmona

Mas mudo ja o solo ou espero por Abril/Maio para mudar? Acham que devo podar as raizes? Nao percebo nada disso...

Alguem me pode indicar algumas lojas online para comprar solo?

Então ... é so ler o topico /Ficha da espécie com atenção, tem lá a resposta ás suas perguntas

MensagemEnviado: Domingo Fev 07, 2010 12:49 am 
Utilizador
Utilizador

Ok, c3dr1c! Já vi que esse é o teu primeiro bebé. :roll: Como todos os bonsaistas, temos que absorver muita informação sobre os bonsai. O que são, como se formam, como se cuida, etc. Primeiro temos que ter uma base de conhecimento sobre jardinagem. Depois, para entrar neste imenso mundo, temos que pesquisar ainda mais. Como o forum serve para partilhar experiências uns com os outros, indico-te este syte que me fez abrir um pouco os olhos. Diverte-te . :mrgreen: http://WWW.chinitart.com

MensagemEnviado: Domingo Fev 07, 2010 1:51 am 
Utilizador
Utilizador

O link nao funciona :P

Quanto as duvidas elas persistem... Pois nao sei se hei-de esperar para mudar ou se mudo ja por causa de vir de um supermercado...
E as lojas online? :P

MensagemEnviado: Domingo Fev 07, 2010 7:33 pm 
Utilizador
Utilizador

Mais uma vez repito: Paciência
A ficha é bem clara quanto á altura certa para o transplante, e com Carmonas ...convem seguir, elas são algo sensiveis, um transplante nesta altura e com as temperaturas tão baixas, poderá vir a ser a morte dela.
Julgo ser este o link correcto http://www.chinitarte.com/

MensagemEnviado: Domingo Fev 07, 2010 7:50 pm 
Utilizador
Utilizador

Ok era isso que precisava saber... Obrigado pelo resposta...

Mas quanto a lojas online onde posso comprar o solo... Podem me indicar algumas? Apesar de eu encontrar algumas no google, preferia que me dessem umas "certificadas" por voces...

Obrigado e cumprimentos...

MensagemEnviado: Domingo Fev 07, 2010 10:35 pm 
Utilizador
Utilizador

Ups! Lá se foi o "e". Mil desculpas pelo engano. Quando se escreve no teclado algo fica para trás. :oops: Muito obrigado kott@ por estares em alerta para os nossos erros. :mrgreen:

MensagemEnviado: Domingo Fev 07, 2010 10:52 pm 
Utilizador
Utilizador

Registado: Terça Abr 18, 2006 12:51 pm
Viva C3dr1c!

Recentemente (ontem), foi me também oferecido uma Carmona muito idêntica a essa. Receio que deva ter vindo do mesmo sítio (hipe…).

Não obstante da sua proveniência, os problemas são análogos e só se poderá resolver com uma rega bastante cuidada e transplante a tempo devido. No meu caso, e até porque já “matei†por inexperiência minha uma outra Carmona (há 4 anos), resolvi hoje fazer-lhe um transplante.
Pode ler sobre o assunto e o que lhe é dito, é que nesta altura não deve ser feito o transplante desta espécie. Como referiu, deve ser feito entre Abril ou Maio quando o tempo é mais quente. E concordo plenamente (parece estranho!?).

O problema dos transplantes é somente os cuidados que lhes damos depois. No meu caso consigo ter uma temperatura e ‘humidade’ em casa que pode induzir a primavera a esta planta sem que o mês de Março tenha chegado (sem lareiras nem radiadores).

E apesar de lhe estar a dizer isto, não o encorajo a fazer o transplante nesta altura. Deve seguir o conselho que a Kott@ sugeriu. Até lá, deixe secar bem o solo entre as regas. Se levar 2 ou 3 semanas a secar, só volta a regar depois dessas 3 semanas.

Quanto aos solos, não é preciso comprar de propósito.
Como tem plantas insectívoras, pode usar areão de granulagem pequena misturado com a turfa. Ou Leca com turfa, cerca de 70% + 30% respectivamente.

Gonçalo Reis

MensagemEnviado: Segunda Fev 08, 2010 1:17 am 
Utilizador
Utilizador

cmaria Escreveu:
Ups! Lá se foi o "e". Mil desculpas pelo engano. Quando se escreve no teclado algo fica para trás. :oops: Muito obrigado kott@ por estares em alerta para os nossos erros. :mrgreen:

Tem dias cmaria, a mim tb acontece

MensagemEnviado: Quarta Fev 17, 2010 7:36 pm 
Utilizador
Utilizador

Registado: Quarta Nov 28, 2007 12:00 am
Olá c3dr1c !

Que bom encontrar-lo por aqui.

Ao que me parece, está um pouco preocupado com a carmona.
Eu tenho uma com 16 anos e posso dizer que é uma espécie muito delicada. Como essa ainda é pequena deve tomar cuidados redobrados porque normalmente são ainda mais sensíveis. Mas isso não significa que perca a calma. Tal como a querida amiga Kotta disse, deve ter paciência.

Quanto aos conselhos:

:arrow: Realmente essa terra está a precisar de ser mudada mas não deve fazê-lo até final de março/abril i.e. quando as temperaturas médias começarem a subir. Na minha opinião, só se devem fazer transplantes fora de época se as condições do substrato forem tão más que estejam a debilitar visivelmente a planta (isto pode acontecer p.e. se o solo tiver problemas de drenagem). Por isso, se a carmona continuar assim bonita como quando foi tirada a foto é um óptimo sinal!
Em relação ao transplante, quando for altura, recomendo que a coloque num vaso maior. Esse micro-vaso também não a ajuda muito.

:arrow: Muito cuidado com a rega. As carmonas têm dificuldade em recuperar se passarem muito tempo sem água. Utilize um pauzinho de madeira espetado na terra (aqueles de espetada servem) para medir a humidade e observe o brilho das folhas. Se o pauzinho estiver seco e as folhas estiverem sem brilho significa que necessita de água.

:arrow: As carmonas são muito sensíveis ao frio e morrem facilmente se apanharem geada. No inverno pode ficar dentro de casa, num local bem iluminado, arejado e sem aquecimentos ou ar condicionado. A minha está na marquise para apanhar mais sol e evitar o ar condicionado.

Cumprimentos.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ Horário de Verão activo ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nunovsky, élsio pedrosa e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído

Ir para:  
phpBB skin developed by: John Olson