Entrar    
    Bonsai Milenar

Registar FAQ    
Data/Hora: Segunda Set 06, 2010 4:07 pm

Os Horários são TMG [ Horário de Verão activo ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 22 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Ajuda Acer palmatum atropurpureum
MensagemEnviado: Segunda Abr 06, 2009 7:10 pm 
Utilizador
Utilizador

Registado: Segunda Dez 10, 2007 8:11 pm
Olá a todos:

Tenho este acer comigo à cerca de 1 ano e meio e parece que a coisa está "estancada".
Não desenvolve ramificação nova e alguns dos ramos tendem a secar.

Tenho algumas dúvidas se mantenho assim por mais algum tempo ou se tomo uma medida radical e corto a coisa por baixo a ver se começo do início.
Acontece que ele é enchertado (onde a linha assinala) e eu contava que ele desenvolvesse e ganhasse mais força para fazer um alporque por ali e eliminar o sinal da enxertia.

Peço a todos quantos tenham mais experiência que eu a vossa opinião ou sugestão.

Imagem

Obrigado
João Santos

Assunto da Mensagem: Re: Ajuda Acer palmatum atropurpureum
MensagemEnviado: Segunda Abr 06, 2009 11:54 pm 
Utilizador
Utilizador

Registado: Sábado Mar 14, 2009 9:03 pm
ñ sei se estou errado mas como ñ custa dar opinião, vc ja tentou cortar essa parte de sima do tronco para er se a planta se desenvolve um pouco mais pra os lados? :smile:

MensagemEnviado: Terça Abr 07, 2009 1:36 pm 
Utilizador
Utilizador

A ideia é precisamente o inverso, cortar na enxertia e aproveitar os 2 ramos a partir daí. Ou Juntos ou em separado.

Obrigado anyway

MensagemEnviado: Terça Abr 07, 2009 3:16 pm 
Utilizador
Utilizador

Registado: Terça Abr 18, 2006 1:43 pm
Olá João Santos,
Tem a certeza que se trata de um atropurpureum? As dimensões para não falar da coloração das folhas está, para mim, a apontar para outra espécie de acer.
Eu penso que se a ideia for fazer um alporque, esse pode ser feito já, pelo menos eu não esperava mais tempo. Quanto aos ramos que estiverem realmente secos, são de se eliminar.

MensagemEnviado: Terça Abr 07, 2009 5:59 pm 
Utilizador
Utilizador

Freitas Escreveu:
Olá João Santos,
Tem a certeza que se trata de um atropurpureum? As dimensões para não falar da coloração das folhas está, para mim, a apontar para outra espécie de acer.
Eu penso que se a ideia for fazer um alporque, esse pode ser feito já, pelo menos eu não esperava mais tempo. Quanto aos ramos que estiverem realmente secos, são de se eliminar.

Certeza eu nao tenho, mas foi comprado como isso e no final do verão passado as folhas até tenderam pra cores outonais, só que entretanto tb secaram, talvez por exposição solar a mais...

Quanto aos ramos secos, é pouca coisa porque isso eu vou cortando.

Obrigado Freitas e já agora vou aguardando por mais opiniões.

MensagemEnviado: Terça Abr 07, 2009 10:24 pm 
Utilizador
Utilizador

Registado: Sábado Mai 20, 2006 9:32 pm
Olá João Santos,

Bom, o alporque é uma das hipoteses, mas também podes fazer o alporque mais acima(1) e terás um tronco duplo, ou cortar logo acima(2) do primeiro rebento.
Não te esqueças de fazer um tratamento antifúngico e alimenta-lo muito bem.
Imagem

http://bonsai-dragaosai.forumeiros.com/forum.htm

MensagemEnviado: Quarta Abr 08, 2009 2:37 pm 
Utilizador
Utilizador

dragaosai Escreveu:
Olá João Santos,

Bom, o alporque é uma das hipoteses, mas também podes fazer o alporque mais acima(1) e terás um tronco duplo, ou cortar logo acima(2) do primeiro rebento.
Não te esqueças de fazer um tratamento antifúngico e alimenta-lo muito bem.
Imagem

Então o melhor a fazer é mesmo o alporque? Sendo seu o que fazia?
Posso fazê-lo agora? E quanto à totalidade do ramo maior, deixo assim ou corto para concentrar energia?

Obrigado

MensagemEnviado: Domingo Abr 12, 2009 12:31 am 
Utilizador
Utilizador

Registado: Sábado Mar 14, 2009 9:03 pm
então ta :P mas depois tu diz como ele ficou palminhas

MensagemEnviado: Terça Abr 14, 2009 7:53 pm 
Utilizador
Utilizador

Olá a todos:

Já meti mãos à obra e segui os conselhos do Dragãosai.
Seguem fotos ilustrativas dos passos a seguir. Agradeço comentários, criticas e sugestões.

Depois de bem limpo o tronco, descasquei um anel de altura equivalente à espessura do tronco
Imagem

Depois apliquei hormonas de enraizamento
Imagem

Finalmente usei um pequeno copo de iogurte, furei o fundo à largura do tronco e enchi-o de turfa, não apertando muito para facilitar o desenvolvimento das raizes (aprendi c a Tita :smile: ). Depois foi só selar tudo com pelicula de cozinha e colocar em local protegido.
Espero que dentro de 2 a 4 meses se possam ver resultados e se assim for, é só proceder à separação, cortar boa parte dos dois troncos (logo a seguir à folhagem) e começar do zero :eek:
Imagem

As fotos não estão na melhor qualidade mas o tempo tem estado mt instável e quando terminei já vinham uns salpicos de novo :lol:

MensagemEnviado: Terça Abr 14, 2009 9:59 pm 
Utilizador
Utilizador

Registado: Domingo Mai 21, 2006 11:47 am
Olá João Santos

Muitos parabéns pela coragem e pela partilha palminhas palminhas

Pelo que pude perceber pelas fotos e baseado na minha pouca experiência, fazia apenas o seguinte reparo, dado que procedeu ao "anel de malphigi" completo (o que torna mais céleres as coisas) acredito que seria de toda a conveniência que deixasse incolume o ramo inferior...a última foto não é muito esclarecedora, mas parece-me que o podou :shock:,...esse ramo é a boia de segurança.
Se bem que uma intervenção dessas pode permanecer de um ano para o outro (quando em óptimas condições) esse ramo permite continuar a nutrir o sistema radicular com seiva elaborada, os outros acima do anel apenas debitam energia...
Se não o fez preserve-o porque é ele que é a sua garantia, caso algo corra "menos bem" :wink:....o que esperemos que não.

Eu perdi recentemente uma árvore com esse tipo de projecto, não por falta de nutrição, mas por ter feito escolhas menos boas, optei por colocar um vaso com substrato e procedi a um corte demasiado estreito (um pouco mais largo que esse ai) e as especies de Acer em causa teimavam em querer cicatrizar, fechando-o mesmo em alguns sitios...isso foi comum a ambos os exemplares ( Palmatum Deshojo e Aureum)...resultado, tive de os abrir 2 vezes, neste ultimo, demasiado tempo com humidade no local e com a aproximação do inverno, foi-se de vez...ficou a experiência :mrgreen: .

Quanto aos hormonas, confesso que sempre tive mais sorte quando não o aplicava que ao contrário, não sei porquê, mas nunca me dei muito bem com eles :parede: :oops:, pode ser das % aplicadas :assob:, mas talvez também porque "segundo consta" quando aplicado em excesso têm um efeito antagónico, passam/tornam-se um inibidor de crescimento..não sei :neutral: .
Nem com estacas alguma vez me safei...as únicas que consegui foi sempre com a sua ausência :roll:, mas também é certo que sempre foram quando menos me preocupava com o processo...as coisas reajustavam-se sem a minha ajuda e resultava, sempre que tentava como manda o figurino, nickles :x :parede:, por isso hoje podo e coloco num vaso qualquer das experiências...

Creio que a bola criada com o copo de iogurte talvez devesse ser um pouco maior, não só por causa do espaço para as futuras raizes que se pretendem criar, mas também para permitir levar mais musgo e com isso aumentar a protecção, afinal não tarda temos o tempo mais quente e pode fazer diferença...menos musgo, maior probabilidade de secar...na minha opinião, claro.

Boa sorte no processo e ficamos a aguardar pelas futuras evoluções, boa opção :wink:

Parabéns e obrigado!

Cptos.

Castro

MensagemEnviado: Terça Abr 14, 2009 11:28 pm 
Utilizador
Utilizador

Obrigado pelo comentário António
Quanto ao ramo inferior, embora as fotos nao sejam explicitas, nao foi tocado precisamente pelas razões que refere.
Quanto ao copo, sei que nao é mt grande mas é intencional. Não sei se resultará ou não: Atendendo a que o processo natural de crescimento está em força agora, a intenção é que seja mais rápido o aparecimento de raízes e consequente separação da mãe. Logo que seja possível, mudarei para um vaso maior para que cresça com maior liberdade.
Não usei musgo, apenas turfa e tapei por cima com a tal pelicula.
Quanto às hormonas, é o primeiro ano que estou a usar e não tenho resultados. Usei tambem em algumas estacas de acer atroporpureum dissectum que ano à anos a tentar e sem resultados. Desta vez foi com hormonas! :lol:

Veremos no que dá e logo que hajam novidades, eu partilharei com a comunidade. No mínimo serve como experiência :wink:

Cumprimentos
João Santos

MensagemEnviado: Quarta Abr 15, 2009 12:33 am 
Utilizador
Utilizador

Registado: Sexta Mai 16, 2008 10:34 pm
boas joão*
se poderes dizer onde compraste essas hormonas em pó agradecia :smile:
é um produto dificil de achar em portugal,não?
abrçs

MensagemEnviado: Quarta Abr 15, 2009 1:54 pm 
Utilizador
Utilizador

Olá Pedro:
Comprei numa casa de produtos para agricultura e jardinagem em Alcobaça. Penso que à partida qualquer loja do género as tenha. Se não encontrares, diz que eu posso comprar aqui e enviar-te. Esta embalagem custou-me cerca de 7,50€ e isto dá para mt tempo.
Claro que tudo depende da quantidade de estaquias que necessites, mas é coisa para dar para umas centenas delas.

Um Abraço
João Santos

MensagemEnviado: Quarta Abr 15, 2009 6:13 pm 
Utilizador
Utilizador

Registado: Sexta Mai 16, 2008 10:34 pm
ok joão,obrigado*
eu tenho das liquidas,aqui as casas da especialidade que já fui ou me dizem que não têm ou que foi proibida a sua venda,não sei porquê :x
numa ida a espanha,na primeira casa que fui desses produtos comprei logo :smile:
abrç...

MensagemEnviado: Quinta Abr 16, 2009 2:14 pm 
_______
_______

Registado: Quinta Abr 13, 2006 3:02 pm
Olá João Santos

Fez tudo certo, essa espécie enraíza rapidamente.
Se vier muito calor, com uma seringa pode sempre dar-lhe de "beber", para não passar sede.
Bom Sucesso

Cecília Reis

MensagemEnviado: Quinta Abr 16, 2009 6:27 pm 
Utilizador
Utilizador

Olá Tita

Assim espero, foi feito com base no que aprendi num post seu :P
É esse o verdadeiro valor de um forum! A partilha e inter-ajuda dos membros. Logo que hajam novidades, terei o maior prazer em divulgar.

Cumprimentos

MensagemEnviado: Domingo Jul 19, 2009 10:00 pm 
Utilizador
Utilizador

Actualização e partilha com medidas drásticas.

A coisa não está a correr como esperava... Destapei e não só não havia uma única raiz nova como o anel já estava a formar casca nova para sarar.

Apesar de todo o medo pela altura do ano não ser a mais favorável, decidi arregaçar as mangas e arriscar.

Desta feita coloquei um torniquete em arame para forçar a paragem de seiva e produção de raizes junto ao corte, embrulhei em musgo seco que tinha e pelicula a tapar (em substituição à turfa que tinha usado antes).

Como tinha sérias dúvidas sobre a boa saúde de todo o sistema radicular (o que se veio a confirmar) resolvi aproveitar e fazer um transplante.

Desta feita num espaço maior, e com um substrato MUITO mais drenante. Na base da caixa usei pedrisco de granulagem média e depois uma mistura de 80% de leca 3/4mm e 20% de turfa.

A intenção é que as raízes "respirem" melhor e estimulem o crescimento da planta. Se assim for a actividade será maior e lá pra Setembro ou Outubro já se vislumbrará alguma coisa. Assim espero!!!!

Seguem as fotos finais:

Imagem

Imagem

João Santos

MensagemEnviado: Sexta Fev 05, 2010 10:45 pm 
Utilizador
Utilizador

Registado: Sexta Ago 14, 2009 6:57 pm
Olá João Santos!

Gostaria de saber como correu o alporque , teria muito gosto em saber se teve sucesso com a experiência !

Cump.

MensagemEnviado: Sábado Fev 06, 2010 12:56 am 
Utilizador
Utilizador

Olá Tvv,

Não tive sorte nenhuma mas penso que foi em parte por culpa minha. Aprendemos com os nossos erros...

No final do verão fui verificar como estavam a andar as coisas e quase não havia raízes novas. Tentei em última instancia fazer uma defoliação pensando eu que a energia seria canalizada para o corte do tronco e assim na primavera seguinte poderia fazer a separação.

Acontece que a defoliação enfraqueceu demasiado a planta e um dos ramos está a secar.

Agora vou dar um ou dois anos de descanço para restabelecer e só depois volto a tentar.

Cumprimentos
João Santos

MensagemEnviado: Sábado Fev 06, 2010 12:19 pm 
Utilizador
Utilizador

É pena , eu também vou fazer , aconselhas a usar musgo seco ?

MensagemEnviado: Domingo Fev 07, 2010 7:45 pm 
Utilizador
Utilizador

Foi o que usei mas não sei se teve influencia nos maus resultados

MensagemEnviado: Domingo Fev 07, 2010 8:35 pm 
Utilizador
Utilizador

Ok , obrigado pela atenção :mrgreen: